Vacinação em Combate ao Sarampo à partir de 05/08

Destaques 02/08/2019

Vacinação em Combate ao Sarampo à partir de 05/08

São Lourenço da Serra entra na briga contra o sarampo à partir do dia 05/08! 
São Lourenço da Serra entra na briga contra o sarampo à partir do dia 05/08!

São Lourenço da Serra entra na briga contra o sarampo à partir do dia 05/08!

O Estado de São Paulo se tornou o epicentro do surto de sarampo no Brasil. Em 2018 o norte do país teve cerca de 10.000 e agora, em 2019, chegou a vez do nosso Estado sofrer com a doença. A estimativa é que de cada 10 pessoas infectadas neste ano, 8 vivem na capital paulista.

As ocorrências na cidade de São Paulo chegam a mais de 300 casos e contando, por isso é importante agir para conter o avanço da doença evitando que se espalhe pelas cidades da região metropolitana e interior.

Para tanto a cidade de São Lourenço da Serra entrou de vez na luta – para preservar seus cidadãos – e pretende vacinar a população de todas as idades, desde os 6 meses até os 49 anos. A campanha se estende para as unidades de “Saúde da Família” nos bairros e atenderá em dias específicos, visando manter a qualidade do serviço para a população sem criar alarde.

O contágio é muito rápido e a doença se espalha de forma eficaz, por isso é imprescindível que todos se mobilizem para a vacinação. Segundo informações do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, cada pessoa infectada pode transmitir a doença para outras 18, provocando um avanço muito rápido da doença – em nível de epidemia.

Saiba mais a respeito do surto de sarampo clicando aqui!

Programação da Vacinação contra o sarampo em São Lourenço da Serra

Início da vacinação: 05/08.
Quem deve ser vacinado:
– Crianças com idade entre 6 a 11 meses deverão receber a dose de vacina contra sarampo (Tríplice Viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola).
– Crianças com idade de 1 ano a adultos de 29 anos deverão fazer atualização da caderneta de vacina, sendo necessário ter DUAS doses até essa idade.
– Adultos entre 30 a 49 anos UMA dose.

Unidades de Saúde e Atendimento
PSF Centro: Sexta-feira das 8h às 16h;
PSF Paiol do Meio: Terça-feira das 8h às 16h;
PSF Despézio: Sexta-feira das 8h às 16h.

Importante! É necessário levar Cartão SUS e caderneta de vacinação.
Qualquer dúvida informe-se em sua unidade de Saúde!

Fonte: Diretoria de Saúde do Município de São Lourenço da Serra, após orientações e autorização do GVE (Grupo Regional de Vigilância Epidemiológica).

Sarampo: sintomas, transmissão e prevenção

Sintomas
Os sintomas iniciais apresentados pelo doente são: febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular, coriza e congestão nasal e mal estar intenso. Após estes sintomas, há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias. São comuns lesões muito dolorosas na boca. A doença pode ser grave, com acometimento do sistema nervoso central e pode complicar com infecções secundárias como pneumonia, podendo levar à morte. As complicações atingem mais gravemente os desnutridos, os recém-nascidos, as gestantes e as pessoas portadoras de imunodeficiências.

Quer saber mais sobre o sarampo? Clique aqui!

Não há Tags

  

Deixe uma resposta

SLFácil no Facebook!

.: Publicidade